quarta-feira, 31 de julho de 2013

A minha 'identidade' me define?



      O que pode ser considerado realmente identidade? não me refiro, á um simples papel plastificado, com um 'número de série' e que diz a minha filiação e minha nacionalidade. Na minha opinião, identidade é muito mais que isso. Não é suficiente, constar na minha cédula de 'Identidade' que eu sou brasileira, seu eu não me sinto brasileira, se eu não me sinto parte dessa nação. E, confesso muitas vezes não me sinto parte, desse todo!  claro, que junto com todas essas informações, vem a impressão digital, que é algo único e intransferível, porém não diz nada sobre minha personalidade,nada que me caracterize, nada que me defina, mesmo que em parte.

      Acho de uma importância única, como os surdos, se referem uns aos outros. Tenho a oportunidade, e porque não dizer a sorte, de poder conviver diariamente com um colega surdo. Tenho me apaixonado cada vez mais, por esse 'universo silencioso', que fala com as mãos.Eles tem um jeito ímpar de se identificarem, informalmente. Eles têm um sinal. Um sinal, que é atribuído devido á sua aparência, seu jeito, algo que realmente caracterize visualmente você. Pode ser uma pinta, uma cicatriz,uma mania, um comportamento enfim...eu também tenho um sinal, e cada vez eu tenho mais orgulho do meu. Ele diz mais sobre mim, que 'uma cópia do desenho do meu polegar'.


Um comentário:

  1. Olá Mercia,

    Seu diário permanece tão interessante mas terminou cedo... Tinha solicitado para fecha o diário o estudo de um texto a mais (com escolha livre) e uma conclusão geral... nota 8

    ResponderExcluir